02/09/17
Logosofia promove curso para educadores
O Sistema Logosófico de Educação promoveu no Teatro Vânia Campos no dia 26 de agosto, o curso "Enriquecendo o dia a dia no ambiente escolar" com as palestrantes Simone Raposo e Julieta Lima.
Após divulgação nas escolas públicas e privadas da cidade e na mídia itaunense, a atividade culminou com um excelente encontro entre educadores, estudantes de Pedagogia e Magistério, além de pais e de um instrutor do Corpo de Bombeiros Militar.
Simone Barroso e Julieta Lima são docentes do Colégio Logosófico de Belo Horizonte, e desenvolveram temas como "A Pedagogia Logosófica e o Conhecimento de Si Mesmo" e "Correção: indo além de estabelecer limites".
As pedagogas discorreram sobre os temas trazendo experiências com a adoção de um novo enfoque sobre como tornar mais prazerosa a nobre tarefa de ensinar.
Ela começa com o aprender a aprender. Com um preparo consciente do seu papel como orientador nas salas de aula, o professor pode criar muitos estímulos para que o aluno desperte a vontade de descobrir novos horizontes para a sua vida. O professor bem preparado não precisará mais passar pela experiência do erro e acerto já que terá acesso, de antemão, daquelas aplicadas com atenção e esmero para que sejam sempre bem-sucedidas. O ser que conhece bem suas potencialidades e limitações poderá atuar com muito mais confiança diante das mais variadas situações que ocorrem dentro e fora das salas de aula.
Foram tratados temas como pensamento, colaboração, vínculos de amizade em que uma das palestrantes trouxe sua experiência com um aluno que insistia em rabiscar a mesa onde estudava, apesar dos vários pedidos de correção. Num desses momentos a professora perguntou ao aluno se ele sabia quem faria a limpeza daquela mesa que ele estava sujando e quando ele soube que era uma senhora que sempre lhe tratava muito bem na hora do recreio, assumiu outra conduta, passando, inclusive a prestar atenção nos colegas que porventura sujassem as respectivas mesas de estudo. Além do vínculo de amizade dele com a senhora responsável pela limpeza, se tornou um grande colaborador da professora no cuidado com o mobiliário da escola.
A firmeza, a tranquilidade, a alegria com que cada professor atua dentro de uma sala de aula ou mesmo fora dela, cria um vínculo indelével entre ele e seus alunos.
Foi pedido aos participantes do curso que relatassem as experiências vividas na juventude em suas escolas. Vários destacaram com gratidão essas características do seu professor ou professora: a alegria com que ensinavam, mas, também, a firmeza com que corrigiam, sabendo impor os limites necessários. Essas recordações foram importantes na condução de suas vidas e no desejo de passar adiante o bem recebido. Ao final foram entregues aos participantes do curso um Certificado de Participação.
Todos saíram certos de que as conquistas somente se conseguem com muito esforço.
Dado o êxito do evento surgiram muitas solicitações para a realização de novos cursos promovidos pelo Sistema Logosófico de Educação que serão atendidos brevemente.
Outros cursos acontecerão nos próximos dias 05 e 09 de setembro.
Dia 05 /09 -terça-feira às 19h: Reunião temática "Como se conhecer mais, de acordo com a Logosofia"
Dia 09/09 -Sábado às 17h: "A transformação da vida pela mudança de conceitos"
Ambos ocorrerão na sede da Fundação em Itaúna, à rua Capitão Vicente, 10 - Sala 212 e as inscrições podem ser feitas pelo cel (37)98811-8801