09/06/18
PV tem pré-candidato à Câmara Federal em Itaúna
O enfermeiro Gilberto Gonçalves de Lima, de 50 anos, é pré-candidato a deputado federal pelo Partido Verde.
Atuante na área da saúde desde os 14 anos, Gilberto já foi atendente de enfermagem no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Passos, formou-se em enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, se especializou em Enfermagem Gerencial pelo Centro Educacional São Camilo, onde tornou-se professor e Coordenador Administrativo de Pós Graduação no Centro Oeste de Minas, e posteriormente se tornou mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela UEMG Divinópolis.
Ele trabalha em Itaúna há 14 anos, nas funções de Enfermeiro de Estratégia de Saúde da Família, na Coordenação da Atenção Primária à Saúde, tendo exercido também a coordenação do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II. Gilberto já atuou em vários hospitais. Além da Santa Casa de Misericórdia, esteve no hospital Psiquiátrico Otto Krakawer; no São João de Deus, em Divinópolis, e no Hospital e Maternidade Santa Mônica, também em Divinópolis.
Na Docência ministrou aulas na Universidade de Itaúna por 11 anos, foi professor na UNIFOR de Formiga e na escola Técnica Cecon de Divinópolis e de Itaúna. Foi membro do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Minas Gerais – Coren/MG, participou na organização de Conferências Municipais de Saúde, foi delegado na IV Conferência Estadual de Saúde Mental, e delegado na XIV Conferência Nacional de Saúde. Atualmente é Conselheiro efetivo do Conselho Municipal de Esportes, do Conselho Municipal de Defesa Cível e Conselheiro suplente do Conselho de Assistência Social.
Em 2014 foi membro da Comissão Organizadora do I Congresso e V Fórum Internacional Sobre Segurança do Paciente e, desde setembro de 2017, está como coordenador do Núcleo do Centro-Oeste de Minas da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp). Possui ainda um currículo de palestras voltadas para a Segurança do Paciente em instituições hospitalares e de ensino de Belo Horizonte e de cidades da Região Sul, Sudoeste, Centro Oeste, e Norte de Minas.
Gilberto já teve um artigo científico, "O olhar do enfermeiro da estratégia saúde da família sobre o seu processo de trabalho", premiado como melhor trabalho apresentado no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em 2014. Neste mesmo evento ele recebeu ainda o prêmio Ana Nery do estado de Minas Gerais, considerado a maior honraria para a categoria, concedido a profissionais que tenham se destacado pelo exercício profissional exemplar.