23/12/17
Mesários para 2018 já podem se inscrever
O TRE/MG lançou neste mês de dezembro de 2017 a campanha "Mesário Voluntário", com o objetivo de incentivar eleitores a se inscreverem como mesários e exercerem essa função essencial para a realização das eleições de 2018.
O mesário que exercer suas atividades regularmente terá direito de ausentar-se do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições (Lei 9.504/97, art. 98). Além disso, receberá auxílio-alimentação e o exercício da função pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital.
Nesta circunscrição eleitoral (Itaúna/MG e Itatiaiuçu/MG) são necessários aproximadamente mil mesários e outros auxiliares, imprescindíveis para a realização das eleições. Em alguns locais de votação, temos voluntários além do número necessário, não sendo possível convocar todos eles. Há carências importantes nas localidades rurais de Itaúna e de Itatiaiuçu e em alguns bairros específicos de ambas as cidades.
Para se inscrever como mesário voluntário, basta que o eleitor acesse a página do TRE/MG na internet e preencha o formulário, a saber: http://www.tre-mg.jus.br/eleitor/mesario/inscricao-mesario-voluntario. Também é possível inscrever-se pelo telefone do cartório eleitoral de Itaúna/MG (37 - 3241 1080, das 12h às 18h).